1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Treinando seu filhote

PDF Imprimir E-mail

Você e seu filhote serão muito mais felizes se ele for obediente. Seu instinto natural é o de submeter-se à disciplina imposta pelo lí­der da matilha - o seu papel. Com treinamento, ele aprenderá a entender o que você quer dele e como ele pode lhe agradar. Gaste um pouco de tempo se preocupando com isso e provavelmente descobrirá que a companhia de um cão obediente compensará todos os seus esforços. 

Treinamento caseiro
Treinamento caseiro é raramente um problema para filhotes criados em condições adequadas - filhotes querem instintivamente ser limpos e têm vontade de agradar seus donos. Você deve começar o treinamento assim que seu animal de estimação chegar em casa. Qualquer demora no estabelecimento de uma rotina apropriada pode tornar o treinamento futuro mais difí­cil. É necessário ter paciência e perseverança.

Filhotes novos urinam e defecam com freqüência pois têm a bexiga e intestinos pequenos. Se você tem um quintal fechado, tente levá-lo para fora e colocar em um local adequado sempre que fizer menção de que precisa se aliviar. A primeira coisa a fazer de manhã é levá-lo a esse lugar. Esta operação também deve ser repetida à noite, depois de cada refeição e sempre que ele ficar dentro de casa por longos perí­odos. Fique com ele até que termine, então agrade bem o cãozinho.

Não o puna se ocorrer um acidente. Isso apenas causa confusão e medo. Nunca "esfregue seu focinho" mesmo que ele suje a casa.

Treinamento básico
Você precisa ensinar a seu filhote alguns comandos básicos. Para que o treinamento surta bons resultados, ele precisa saber responder quando chamado pelo nome e compreender o significado da palavra "não".

Quando seu filhote tiver tomado todas as vacinas, poderá levá-lo para caminhadas curtas. Você deve mantê-lo sob controle todo o tempo em que estiverem em locais públicos. Para isso a coleira e guia são essenciais. Apresente a coleira e a guia a ele e deixe que ele se acostume.

Após seu cão estar acostumado com a guia, você pode começar o treinamento básico. Todos os membros da casa devem estar envolvidos no programa de treinamento. Use palavras curtas como comandos, com vogais que soem bem diferente. Os quatro comandos essenciais são: junto, senta, vem e deita. Dê comandos claros e, sobretudo, seja firme.

Recompense-o com muito carinho quando ele fizer certo. Lembre-se, você não precisa necessariamente dar alimento como prêmio durante o treinamento. Não o puna por não obedecer a um comando - simplesmente não dê reforço positivo. Caso contrário, ele associará o comando à punição.

Mais tarde talvez queira colocá-lo em uma turma de treinamento de obediência para filhotes ou adultos para ampliar seu treinamento. Um instrutor hábil o ajudará a solucionar os problemas que surgirem. As aulas podem começar assim que ele terminar o ciclo de vacinações. Estas aulas são divertidas para vocês dois e permitem que ele se socialize com outros cães.