Expectativa de vida de cães e gatos

PDF Imprimir E-mail

081009134022Cães e gatos são considerados idosos quando já atingiram a idade correspondente ao terço final de sua expectativa de vida. A vida média de um cão nos centros urbanos é de 12 anos. Gatos podem viver mais. O aumento da longevidade se deve a diversos fatores, dentre eles vale citar os fatores nutricionais, genéticos, ambientais e também a assistência médica veterinária de rotina.

1. Fatores nutricionais: A obesidade pode surgir como um fator predisponente e/ou complicador de diversas patologias, principalmente, as metabólicas, diminuindo dessa forma a expectativas de vida de cães e gatos.
  2. Fatores genéticos: Ao adquirir um animal de estimação é importante que o proprietário se informe sobre quais doenças mais comumente acometem a raça em questão, que de modo geral, podem ser transmitidas dos progenitores para os filhotes.
  3. Fatores ambientais: Animais de vida errante vivem menos, pois são submetidos a mais situações de risco (trânsito, contato com animais doentes, maus tratos) do que animais com proprietários.
  4. Cuidados durante a vida: O atendimento médico veterinário de rotina e a realização periódica de exames e vacinas permitem que o animal tenha um acompanhamento contínuo, possibilitando a descoberta de doenças numa fase mais precoce, proporcionando tratamento mais efetivo. Cães idosos podem desenvolver doenças articulares, renais e cardíacas. Os gatos idosos podem apresentar alterações renais e um distúrbio metabólico conhecido como hipertireoidismo.

CUIDE DO SEU VELHINHO COM CARINHO!!!