1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Gestantes e Filhotes

PDF Imprimir

Gravidez
Em média a gravidez dos cães dura cerca de 63 dias. O crescimento do abdômen torna-se mais visível na 5ª semana. A fêmea deverá receber vermífugos contra nematódeos três vezes: no início da gravidez, 10 dias antes do parto e 10 dias após. A preparação para a chegada dos filhotes é muito importante, pois uma mãe em fase de amamentação precisará de um lugar limpo e calmo, como uma caixa, um cesto ou canil com bastante jornais que possam ser facilmente removidos e trocados frequentemente.

Nascimento
Se você não souber a data exata do último acasalamento, não se preocupe se sua cadela atrasar alguns dias além dos 63 previstos para o parto, desde que ela esteja se alimentando bem e se encontre em bom estado de saúde.

Quando o nascimento é iminente, a fêmea fica tensa e ofegante, pode parar de se alimentar e começa a preparar o lugar para os filhotes nascerem. Isso significa que, às vezes, dará voltas tentando encontrar um lugar bem diferente daquele que você planejou.

O tempo máximo para o nascimento de um filhote a partir da primeira contração é de 2h. Lembre-se de que 2h do início do trabalho de parto para aquele filhote especificamente, e não do início do parto como um todo. Se após 2h o primeiro filhote não nascer, entre em contato com seu veterinário.

Filhotes
As fêmeas em geral são excelentes mães e cuidarão dos filhotes integralmente. Entretanto, é importante que o dono esteja presente para dar assistência. Como um dono cuidadoso você deverá providenciar um caixa confortável para mãe e filhotes, não esquecendo de fazer a troca de jornais ou cobertores diariamente, além de disponibilizar alimentação de qualidade.

O leite que a mãe produz no 1º ou 2º dia supre o filhote com anticorpos suficientes para protegê-lo contra a maioria das doenças por um período de 6 a 10 semanas. Se a fêmea não estiver alimentando seus filhotes, ou pareça estar com pouco leite, consulte seu veterinário.

O filhote nasce molhado, propenso a calafrios. O mundo exterior é frio em comparação com temperatura constante do útero da mãe. Até completarem de 7 a 10 dias, os filhotes não regulam a própria temperatura do corpo. Portanto, é importante que você providencie aquecimento extra na forma de aquecedores, bolsas de água quente, almofadas elétricas ou luz infravermelha. Você precisará mantê-los aquecidos por um período maior se forem filhotes rejeitados, órfãos ou alimentados manualmente. É importante ter cuidado para não queimar os filhotes com qualquer fonte de calor suplementar.

Os filhotes nascem sem enxergar ou ouvir. Seus olhos abrem aos 14 dias. Os canais auditivos se abrem por volta do 13º ao 17º dia. Durante a 1ª semana de vida, os filhotes não fazem absolutamente nada a não ser dormir e mamar, tornando-se mais ativos na 3ª semana de idade. Porém até os 3 meses, as atividades serão alternadas entre brincadeiras intensas seguidas de períodos de sono profundo.