1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Cuidados com as aves no inverno

PDF Imprimir E-mail

bentinho_grO inverno chegou e assim como nós, os animais também sentem frio. Nesta época é comum ver cachorrinhos com roupas de frio, mas o que fazer para proteger as aves?

As aves possuem as penas como excelente proteção contra o frio, mas as penas não esquentam, apenas mantêm o pássaro aquecido, portanto fatores como o vento, mudanças bruscas de clima ou umidade diminuiem a sua temperatura e podem causar algumas doenças como pneumonia e corizas.

Vários métodos podem ser utilizados para manter as aves aquecidas durante este período do ano e o mais comum e barato é cobrir a gaiola com capas protetoras. As gaiolas devem ser penduradas em locais longe do vento e correntes de ar frio, se possível dentro de casa. Pode-se utilizar também, alguns aquecedores de ambiente, mas tomando sempre cuidado para que não esquentem demais.

Outro cuidado importante que devemos ter é em relação à umidade do ambiente, em grande parte do país a umidade relativa do ar tende a ser baixa durante o inverno, e alguns aquecedores de ambiente podem diminui-la, ocasionando infecções e irritações respiratórias. Para evitar estes problemas, pode-se usar umidificadores de ambiente, ou como soluções mais rápidas e baratas, usar copos com água e panos úmidos. No entanto, o resultado destas técnicas nem sempre são satisfatórios.

Existem aquecedores especificos para animais com lâmpadas de cerâmica que são uma boa e durável fonte de aquecimento que não retira a umidade do ar. Consulte o veterinário para saber a necessidade e melhor forma de usar um aquecedor de ambiente, pois deixá-lo muito próximo ao animal pode causar queimaduras e o bichinho deve ter um local para se esconder do calor excessivo.

Para aqueles que são acostumados a deixar as aves no quintal, este hábito deve mudar durante o inverno, principalmente, no período da noite momento no qual as aves devem ser colocadas dentro de casa. Lembrando que, os pássaros devem tomar sol mesmo neste período do ano para que possam se aquecer naturalmente com a luz do sol.

Para os viveiros de pássaros, a solução é colocar algum tipo de encerado ou pano envolta do viveiro para cobrí-lo e protegê-lo do frio, e se o viveiro for móvel, recomenda-se que seja colocado em um local protegido de correntes de ar frio, principalmente, no período noturno, quando a temperatura sempre cai.

A alimentação dos pássaros nessa época deve ser bem elaborada, para garantir que a ave absorva o máximo de vitaminas e proteínas no organismo ajudando a se manter mais forte e saudável.

Mesmo no inverno os pássaros devem tomar banho. Coloque uma banheira com água limpa no mínimo 2 vezes por semana, mas não se esqueça de removê-la após o banho, pois as aves podem beber a água que ficou suja, contraindo vermes e bactérias nocivas a saúde.

Como saber se sua ave está doente? Basta observar os sinais emitidos pelo bichinho.

O pássaro doente fica quietinho na gaiola, para de comer, abre o bico frequentemente, devido à dificuldade de respirar. Se o passarinho apresentar estes sintomas, procure um médico veterinário para saber como cuidar. No inverno é comum os pássaros ficarem mais quietos e desanimados, e para dar mais força e vitalidade a eles é importante acrescentar vitamina à sua alimentação.

Tomando o devido cuidado bom as baixas temperaturas, seu pássaro não terá problemas com o frio. Em caso de dúvidas, consulte sempre o veterinário!