1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Perigos caseiros

PDF Imprimir E-mail

barrigudoUma casa é repleta de perigos para as aves que são criadas soltas e você deve estar sempre atento, pois nossos amiguinhos são muito curiosos e ativos, gostam de conhecer, bicar, roer e analisar tudo o que estiver ao alcance.

As aves podem se afogar ou debater as asas até machucarem se cairem em baldes com água, vaso sanitário, panelas em cima do fogão, bacias, pias com água, etc. Devemos tomar cuidado também com objetos pontiagudos como lápis, caneta, tesouras, alicate de unha, facas, espetos e, especialmente, com fios elétricos - pois eles podem tentar cortar com o bico -, eletrodomésticos tais como ventiladores de teto ou portáteis. A curiosidade da ave pode fazê-la tentar mexer no ventilador em funcionamento, podendo ser fatal.

Deixar o pássaro na cozinha com o fogão ligado sem a supervisão de uma pessoa pode não terminar bem, a ave pode voar até o fogão, curiosa para saber o que é aquela luz incandescente. Além do perigo de aspirarem fumaça de alguma panela ou do aquecimento do Teflon, material tóxico para o sistema respiratório delicado dos pássaros, podendo causar lesões graves.

Os aerossóis de qualquer tipo, pesticidas, inseticidas, sprays, naftalina, cola, tintas, acetona, amônia, fumaças de qualquer espécie, inclusive de cigarro, gases e odores como o de velas ou papéis perfumados também podem fazer muito mal aos pássaros causando lesões irreversíveis.

As plantas devem ser fonte atenção, pois a maioria das que temos dentro de casa são tóxicas para os animais e como eles adoram bicar as pontas e chegam inclusive a engolir partes delas, é bom ficar atento.

Algumas comidas não são indicadas para as aves como o abacate, chocolate e café, que são totalmente proibidos. Alface pode dar diarréia. Obvio que bebidas alcoólicas não são para os animais.

O excesso de gordura pode causar doenças hepáticas, obesidade, diarréia, problemas nas penas, além de afetar a absorção de nutrientes. O consumo de sal causa excesso de urina, consumo de água, hiperatividade, tremores e até morte.

Brinquedos são imprescindíveis para o dássaro distrair e se exercitar, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a brincadeira não se transforme em desastre. Evite os brinquedos com espirais ou qualquer outro acessório que possa prender no pescoço ou pernas. Correntes também são proibidas, sejam elas de metal ou plástico. Tenha cuidado também, com brinquedos muito pequenos que possam ser ingeridos e com partes em algodão ou poliéster que podem soltar fios, onde as aves se enroscam.

Gaiolas

É importante que seu pássaro não consiga colocar a cabeça entre as barras, pois ele pode quebrar o pescoço, se ficar enroscado e tentar escapar. Outro perigo são os materiais dos quais as gaiolas são feitas, principalmente zinco, que é venenoso. A ave deverá ser capaz de abrir totalmente suas asas em todas as direções sem encostá-las nas grades e telas. Ela deve ter espaço suficiente para que a cauda não encoste no chão ou em outro objeto enquanto estiver empoleirada.