1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Pug

PDF Imprimir

Pug é uma palavra antiga que no século XVIII era usada para descrever outros termos como "gnomo, diabrete, nariz achatado ou pequeno macaco", veio definir este charmoso cão.

pugA árvore genealógica do Pug tem sido tema de muitos debates. Alguns especialistas acreditam que ele veio do Extremo Oriente, trazido por mercadores holandeses.

É possível que a linhagem do Oriente tenha descendido de parentes de pêlo curto do Pequinês, entretanto uma outra escola de pensamento alega que o Pug poderia ser resultado do cruzamento seletivo entre muitos Bulldogs de pequeno porte. Um outra teoria existente é a de que ele poderia ser uma forma em miniatura do raro Mastiff francês, o Dogue de Bordéus. A raça era predileta do artista Hogarth, que retratou Trump, o seu Pug, em várias de suas obras.

O Pug é um cão muito amoroso e atento que não precisa de muita escovação ou exercícios, mas necessita de companhia.

Nem todo mundo se apaixona imediatamente por suas feições enrugadas, a cara de pugilista e o jeito de andar rebolando tão peculiar da raça, mas por certo ele cativa pelo ótimo temperamento e os hábitos instintivos de limpeza.

O Pug se comunica por resmungos, ao emitir um bufo ou voz fanhosa.

Sua pelagem é curta, macia e brilhante. As cores podem ser o prata, abricó, fulvo ou preto.pug02

A superalimentação nem sempre é a principal causa de obesidade característica da raça. O veterinário irá indicar a melhor dieta para prevenir que seu Pug fique muito gordinho e tenha problemas com o excesso de peso.

Por ser uma raça de focinho curto, o Pug tem dificuldades respiratórias, rocam e respiram alto quando estão sob temperatura alta, por isso nunca deixe seu cãozinho dentro do carro ou em locais quentes e de pouca ventilação.

[voltar]