1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Shih Tzu

PDF Imprimir

A pelagem delicada como um manto de madeixas longas do Shih Tzu é talvez a responsável pelo seu nome, que significa "cão leão" em chinês.

shihtzu2A origem exata dos Shih Tzu é misteriosa, porém o lamaísmo, a religião do Tibete e uma forma de budismo, oferece algumas pistas. Maujusri, deus lamaísta do aprendizado, estava acompanhado de um pequeno cão que podia transformar-se em leão. Por causa de sua aparência que lembra um pequeno leão, o Lhasa Apso tibetano é muito associado ao Shih Tzu ou ao "cão leão". Os imperadores chineses foram então presenteados com Lhasa Apsos pelo líder do Tibete, o Dalai Lama, sendo provável que ao chegarem na China esses exóticos animais ainda tenham sido cruzados com pequineses para que se formasse a raça que conhecemos hoje.

Por causa da relutância dos chineses em vender ou exportarm os Shih Tzu, eles só chegaram aos Estados Unidos e ao Reino Unido na década de 30, mas conquistaram popularidade rapidamente.

O Shih Tzu pesa em torno de 4,5 a 8,1kg e não mede mais do que 26,7cm de altura.

Vivo, muito ativo, independente, esse cão calmo, meigo e alegre, precisa muito de afeição e ternura. É o mais extrovertido dos cães asiátivos. Indiferente com relação a estranhos, ele late para prevenir da sua presença. Sua educação deverá ser firme, porém com suavidade.

É destinado a viver na cidade, mas precisa de exercícios. Saídas diárias são indispensáveis. Não gosta da solidão. Escovações diárias são necessárias também, para não ter que desembaraçar os nós, que pode ser muito doloroso tanto para o animal quando para seu dono. Para evitar infeccções nos olhos, a longa mecha de pelos na coroa da cabeça deve ser amarrada em formato de rabo de cavalo.

[voltar]