1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Chocolate é prejudicial?

PDF Imprimir

Quem já teve um Pet provavelmente ouviu que chocolate pode matar cães e gatos. É verdade, mas ninguém precisa ficar desesperado: mortes causadas pela ingestão de chocolate são raras, pois o animal teria de comer uma quantidade muito grande.

pointer01O grande problema é uma substância chamada teobromina, que está presente no cacau usado na fabricação dos chocolates. A concentração desse elemento muda conforme a variedade do produto.

O branco tem a menor quantidade de teobromina. Os mais “perigosos” são aqueles com grande concentração de cacau e também produtos em pó, utilizados geralmente em bolos, que chegam a ter de 15 a 20 mg/grama.

Para ser letal o animal teria de comer muito, mas quando ocorre a ingestão de uma quantidade razoável de chocolate pode haver uma intoxicação com manifestação clínica discreta, com vômito ou diarréia, alergia, entre outros. Alguns cães e gatos também não toleram a lactose, presente no leite usado na fabricação da sobremesa.

Apenas um pouquinho de chocolate não prejudica a saúde do animal, mas doces não são opções saudáveis. Além do risco de intoxicação, o excesso de alimentos com alto teor de açúcar pode causar obesidade, problemas nos dentes e até diabetes.  Para evitar esse problema, existe um petisco que tem sabor, cheiro e aparência de chocolate, mas não é chocolate e pode ser consumido na boa pelo seu melhor amigo.

É aconselhável aos donos que desejam agradar o animal, dar frutas, como um pedaço de maçã ou laranja. O petisco, porém, não deve substituir as refeições.

O conselho é sempre ter em mente que cães e gatos possuem organismo diferente. Um chocolate ou qualquer outro alimento que é agradável ao dono nem sempre é saudável para nossos bichinhos.